Terceirização financeira: O que você precisa saber

O que é terceirização financeira?

Terceirização financeira consiste em delegar as tarefas e as atividades próprias do setor financeiro de um negócio a um profissional ou empresa especialista nessa área. Ou seja, você estará contratando um time externo de especialistas para cuidar de tudo o que for relacionado ao departamento financeiro da sua empresa.
Mas por que vale a pena fazer a terceirização financeira da sua empresa? Bem ao invés de você ter de se preocupar com cuidar da conciliação bancária, das contas a pagar e a receber, da emissão de notas fiscais, da gestão de fluxo de caixa e outras tarefas similares da sua empresa, tudo fica a cargo de um time externo.
Com isso, você terá muito mais tempo para cuidar de outros pontos do seu negócio, tão importantes quanto esses e, assim, se dedicar a ações que levem ao crescimento da sua empresa.
Além disso, a terceirização financeira ajuda a reduzir custos, sendo que não é mais necessário montar uma equipe interna para isso, arcar com gastos empregatícios, entre outros para manter funcionários, equipamentos e afins.
Quer saber se a terceirização do financeiro é para você? Leia até o final e descubra.

Por que terceirizar o financeiro da sua empresa?

As empresas já terceirizam funções de manutenção, administração e marketing há muito tempo, o chamado Business Process Outsourcing (BPO), mas delegar o controle das finanças a um profissional externo (o contador, por exemplo) é um passo além.
A complexidade das atividades que compõem a gestão financeira de um negócio são bastante complexas. Para quem não tem conhecimento ou experiência nesse setor, desempenhar essas tarefas pode se tornar algo um tanto desafiador.
Garantir que especialistas cuidem de tais atividades garantem maior eficiência na execução das mesmas, agregando vantagem competitiva aos negócios. Já que uma vez delegando o financeiro, você terá tempo para dedicar-se às demais áreas do negócio.

O que faz um BPO financeiro?

São diversas as tarefas que podem ser realizadas por um BPO financeiro. Alguns exemplos são:

  • controle de fluxo de caixa;
  • gestão de contas a pagar e a receber;
  • gestão de folha de pagamento;
  • conciliação bancária;
  • emissão de notas fiscais;
  • cobranças administrativas e judiciais;
  • elaboração de demonstrativos e relatórios financeiros;
  • monitoramento e análise de indicadores de desempenho financeiro.

Logo, o BPO financeiro é a solução ideal para integrar todas as tarefas financeiras e contábeis da empresa no mesmo fornecedor.

Vantagens da terceirização financeira

Já falamos sobre as vantagens da terceirização financeira, que dizem respeito à produtividade e competitividade da empresa.
Ao contratar os serviços terceirizados de uma empresa especializada em gestão financeira, você assegura que profissionais qualificados e treinados lidem com as operações da área no seu empreendimento.
Isso garante uma redução no índice de erros e muito mais eficiência na execução das tarefas relacionadas às finanças, colaborando com a obtenção de resultados melhores para o negócio.
A terceirização ainda possibilita que o empreendedor tenha acesso mais fácil e rápido a dados precisos e transparentes sobre a saúde financeira da empresa.

Agora que você já sabe os benefícios da terceirização financeira, que tal conversar com um especialista sobre essa ideia? A Analise PRO possui uma equipe de especialistas que facilitam toda essa função para você. Alcance os melhores resultados com sua empresa e facilite seu negócio.