Planejamento Tributário

O planejamento tributário é um importante instrumento da gestão financeira que auxilia as empresas a se beneficiarem das legislações pertinentes ao assunto.

O Governo estabelece mudanças na legislação para apoiar e incentivar determinadas ações por parte das empresas, com o objetivo de atingirem objetivos que favoreçam o país, estados e municípios.

Essas ações envolvem benefícios fiscais, mudanças nas alíquotas tributárias e condições especiais para que determinado produto ou segmento seja favorecido.

O planejamento tributário envolve o conhecimento, análise, estudos e ações que incluam essas empresas capacitadas a receberem os benefícios concedidos pelo Governo, visando diminuir a carga de impostos legalmente e aumentando, assim, a lucratividade da operação.

Para isso, uma equipe especializada no assunto deve acompanhar diariamente as novidades da legislação tributária e as oportunidades oferecidas pelo Governo a nível:

  • Federal,
  • Estadual,
  • Municipal.

Esse acompanhamento exige a leitura e avaliação regular das legislações e uma análise criteriosa para a verificação do possível enquadramento da empresa e seus reflexos com a adoção das possibilidades oferecidas.

Outras atividades do Planejamento Tributário

Além do acompanhamento da legislação e enquadramento da empresa nas possibilidades que tragam benefícios fiscais, a Gestão Tributária possui ainda outras atividades que colaboram no resultado dos empreendimentos.

Economizar e optar por possibilidades legais na diminuição do pagamento de impostos e desenvolver estratégias que permitam a redução dos custos tributários é uma maneira de permitir ao empreendimento maior lucratividade na operação.

O planejamento tributário também inclui:

  • avaliar e adotar ações que evitem ocorrências do fato gerador de impostos,
  • reduzir legalmente os valores totais a serem recolhidos como tributos,
  • postergar o pagamento dos tributos de forma legal e sem ocorrência de multas.

A importância do Planejamento Tributário nas corporações

A importância do Planejamento Tributário nas corporações está diretamente ligada à redução de custos e ao aumento da lucratividade da operação. 

Além disso, são destaques:

  • localizar e evitar o pagamento de impostos indevidos,
  • recuperar impostos pagos indevidamente,
  • manter a empresa em conformidade com a legislação,
  • reduzir a burocracia através do planejamento,
  • evitar multas e dificuldades com a fiscalização.

As grandes corporações possuem profissionais que cuidam desse assunto, tamanho é a importância dele para o resultado das operações.

Sua empresa também pode se favorecer a esse respeito, independentemente de porte ou segmento, contratando uma organização que possui especialistas no assunto e que podem desenvolver uma avaliação junto ao seu empreendimento.

Aqui na Analise.Pro, profissionais capacitados e experientes estão à disposição para verificar se sua empresa está aproveitando as vantagens que o Planejamento Tributário pode proporcionar ao seu negócio.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, conte com a Analise.Pro, estamos prontos para atendê-lo!