Contabilidade para Autônomos e Profissionais Liberais

Muitas pessoas atuam hoje como autônomos e profissionais liberais, ou seja, trabalham por conta própria nas mais diversas áreas das atividades disponíveis no mercado de trabalho.

A diferença entre essas duas classes é que os profissionais liberais são aqueles que possuem uma formação acadêmica e podem atuar de forma individual, como, por exemplo:

  • médicos,
  • advogados,
  • dentistas,
  • arquitetos.

Normalmente são registrados junto a algum conselho de classe ou sindicato e necessitam estar em dia com seus compromissos com esses.

Já os autônomos são os profissionais que não possuem necessariamente uma formação acadêmica, mas que atuam também de forma individual.

Como exemplo podem ser citados vendedores, ambulantes, artesãos, manicures, cozinheiros, professores particular e muitos outros.

A contabilidade para os profissionais liberais

Existem muitas particularidades que precisam estar de acordo com a legislação para que um profissional liberal possa trabalhar sem riscos e dentro da legalidade.

Como já comentado, esses profissionais precisam estar regularizados junto a seus conselhos e sindicatos, pagando uma anuidade e mantendo seus registros em ordem.

Além disso, muitos deles possuem funcionários e precisam cumprir com suas obrigações em relação a isso, pagando os impostos e cumprindo com a legislação trabalhista e tributária, como, por exemplo:

  • folha de pagamento,
  • Imposto de Renda,
  • INSS,
  • ISS,
  • PIS,
  • emissão de notas fiscais,
  • pró-labore,
  • pagamento dos tributos.

Como se observa, são obrigações que o profissional liberal precisa cumprir e que não estão diretamente associadas às suas atividades cotidianas.

Contar com uma empresa de confiança, que possa colaborar nessas atividades, é uma excelente opção para manter toda a documentação e obrigações em dia, sem se preocupar com a burocracia.

A contabilidade para os autônomos

Os autônomos também devem cumprir com suas obrigações legais e garantir para o futuro os direitos existentes com relação à Previdência Social.

Para isso, precisam contribuir mensalmente com o INSS e devem buscar alternativas que permitam estabelecer a formalização de suas atividades junto à sociedade.

Muitos trabalhadores autônomos deixam de crescer seus negócios por não possuírem CNPJ e não poderem emitir nota fiscal sobre os produtos comercializados e serviços prestados.

Isso, além de todos os problemas causados pela informalidade, impede que empresas maiores contratem suas soluções, o que acaba reduzindo as possibilidades de ganhos e o crescimento das suas atividades.

A Analise.Pro está pronta para atender profissionais liberais e autônomos!

A Analise.Pro possui uma área específica para atender os profissionais liberais e autônomos, oferecendo as melhores soluções compatíveis com cada realidade, para a regularização de suas atividades.

Se o seu negócio precisa ser regularizado, ou não está de acordo com a legislação em vigor, não perca mais tempo. Conte com a Analise.Pro, não corra mais riscos e passe a desfrutar das vantagens existentes em atender as exigências legais!