Constituição e Legalização de Empresa

Abrir o seu próprio negócio é o sonho de 77% dos brasileiros, segundo aponta uma pesquisa internacional encomendada pela Herbalife Nutrition, realizada pela OnePoll e divulgada nas mídias em 2019.

Para que uma empresa comece a sua operação de forma correta ela precisa ser constituída e legalizada passando a ser denominada de pessoa jurídica.

Legalizar uma firma vai muito além de simplesmente obter o CNPJ dela. O processo de criação passa por etapas que vão desde a escolha do tipo de empresa e o regime tributário que melhor se adequa a suas necessidades.

Sobre a Pessoa Jurídica

O primeiro passo para constituir e legalizar uma empresa é definir seu tipo.

No Brasil existem várias categorias e as mais comuns são:

MEI - Microempreendedor Individual

O MEI é o mais usado regime para se abrir uma empresa, pela sua facilidade tanto na abertura como na isenção de impostos.

Nesse regime não pode haver sociedade e o empresário precisa ser optante do Simples Nacional. Sem contar que o faturamento anual não pode ultrapassar 81 mil reais e a empresa pode contar apenas com um colaborador.

Empresário Individual

O EI, assim como o nome sugere, é constituído de apenas um empreendedor.

Esse tipo de empresa apresenta um diferencial dos demais: nele não predomina o princípio da separação do patrimônio, ou seja, os bens do empreendedor podem se misturar e o empresário pode usá-los para cumprir com as obrigações assumidas.

EIRELI

A EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) também só pode ser constituída por um empreendedor, sem sociedades. Com a diferença de que nesta modalidade o empresário não compromete seus bens para o pagamento das dívidas assumidas.

Outro detalhe é que a EIRELI deve possuir um capital social 100 vezes maior que o salário mínimo vigente para ser constituída.

Sociedade Limitada

A sociedade limitada é uma empresa formada com dois ou mais sócios e precisa passar pela Junta Comercial da região em que será instalada.

Esse tipo de empresa requer assessoria contábil na elaboração do contrato social, já que cotas, atribuições e participações devem ser especificadas detalhadamente.

Tratando-se de sociedade esse é o modelo mais utilizado no Brasil, pela simplicidade na constituição e legalização e porque ele protege os bens pessoais dos sócios.

Sociedade Anônima

Nesse modelo de empresa também existem sócios que são chamados de acionistas e o capital da empresa é distribuído em ações que são colocadas à venda.

Na sociedade anônima é comum a repartição dos lucros entre os acionistas, de acordo com o contrato social da empresa

Por que contratar uma assessoria contábil?

Um serviço de assessoria tem como meta ajudar aos clientes a administrarem melhor os seus negócios e assegurar a regularização dos mesmos.

Ela visa desenvolver ações específicas capazes de gerar soluções inteligentes e eficientes para o sucesso empresarial de maneira personalizada.

Tem como objetivo orientar, identificar problemas e implantar medidas contábeis adequadas sempre visando a maximização dos lucros e garantindo a regularização junto ao Fisco

A Analise.Pro acredita que o empreendedor que conta com serviços especializados de uma assessoria contábil investe melhor o seu tempo na gestão do seu negócio e trabalha com mais assertividade e segurança.

Por que contar com a Analise.Pro para constituição e legalização de uma empresa?

A Analise.Pro é especializada em orientar e direcionar a documentação para constituição e legalização de uma empresa, independentemente do porte e modelo tributário do negócio.

Nesse sentido, o empresário terá:

  • O registro da empresa na Junta Comercial.
  • CNJP junto à Receita Federal.
  • Inscrição Estadual e Municipal.
  • Alvará de Funcionamento.
  • Orientação e elaboração do contrato social.
  • Planejamento tributário.
  • Assessoria contábil.
  • Emissão de laudos patrimoniais e econômicos financeiros.

Com a Analise.Pro, o empreendedor abre sua empresa e mantém a documentação legalizada além de manter seu patrimônio seguro para levar seu empreendimento ao sucesso.