Para que serve o fluxo de caixa diário e como acompanhá-lo?

Manter a saúde financeira é fundamental para a vida de qualquer empresa. Esta por possuir um campo grande de variáveis, cálculos, obrigações fiscais e outras atividade se torna um desafio para o empresário.
O controle de fluxo de caixa é fundamental para o crescimento e manutenção de qualquer empresa. Os responsáveis pela gestão necessitam ter conhecimento de sua importância e conhecimento para que o negócio prospere.
Mas afinal você sabe o que é fluxo de caixa?A seguir vamos entender o que é um fluxo de caixa e depois falamos sobre a importância do uso diário do mesmo. Confira abaixo.

O que é o fluxo de caixa

Quando pensamos em fluxo pensamos em algo corrente, que se movimenta, certo? Logo, o fluxo de caixa caracteriza-se por ser uma ferramenta que monitora toda movimentação financeira da empresa.
Agora que você já entendeu o significado, podemos continuar e entender a utilização do fluxo de caixa de forma diária.

Agora, entenda o que é fluxo de caixa diário

O controle de fluxo de caixa diário é o acompanhamento de entradas e saídas de recursos de uma empresa feito diariamente, desde o momento da abertura das atividades até o seu encerramento.
O fluxo de caixa diário deve ser controlado, principalmente, por empresas com muitas movimentações financeiras, como é o caso de lojas de varejo e supermercados.
Ao contrário do controle feito mensalmente, o acompanhamento diário facilita a identificação imediata de sinais de alerta, evitando falhas e divergências de informações. Assim, quando algum problema ocorre, as chances de que seja revertido aumentam.

Faça uma planilha de controle de fluxo de caixa

Conhecer seu negócio significa dedicar-se à ele, elaborar uma planilha não é necessariamente fácil, mas é uma etapa a ser cumprida na gestão.
Uma ferramenta que vai ajudar a sua empresa a crescer cada vez mais se for sempre atualizada. Já que compreendeu, vamos te mostrar os ítens essenciais de uma planilha dessas.

Entradas e saídas separadas em categorias

Deixando separados em colunas distintas entradas e saídas você não corre o risco de confundi-las com seu fluxo de caixa diário.
Importante! Esses dois itens não são da mesma natureza e não podem ficar na mesma somatória.

Registre as entradas e saídas

É importante que você lance corretamente as informações de entrada e saída. Se algo estiver errado ou não registrado seu somatório final estará incorreto e você não conseguirá identificar a real situação financeira da sua empresa.

Saldo diário como identificar?

Como todo dia começa com um saldo inicial, basta apenas somar com este valor todas as entradas do dia e diminuir todas as saídas. O valor final encontrado será o resultado do seu saldo final diário.

Aprenda e tome decisões corretas.

Além de registrar todas as entradas e saídas e fazer os cálculos de forma correta, é importante que você entenda o que está sendo feito e por que. Para isso, fique por dentro dos principais conceitos da contabilidade e busque informações sobre os procedimentos que você deve adotar na empresa.

Gostou do conteúdo? A AnálisePro te ajuda!

Com espírito inovador e respeitando a ética profissional, possuímos o diferencial de atuar voltada para individualidade de seus clientes desenvolvendo um conjunto de procedimentos específicos capazes de gerar soluções inteligentes para o desenvolvimento empresarial. Com profissionais capacitados e uma linguagem fácil, todos motivados a te ajudar a prosperar com seu negócio.